sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Crítica Cinematográfica

FILME DE PERCY JACKSON É UM FIASCO
(Contém spoiler)
.


Com um roteiro pior do que de filme pornô, O Ladrão de Raios decepciona todos os fãs da ilustre série de Riordan


Há meses os fãs da aclamada série Percy Jackson e os Olimpianos esperam pela estreia do longa nas telonas, mas depois de assistirem, dizem que seria melhor se nunca fosse feito um filme.


Os defeitos dessa péssima adaptação já começam no nome, que foi alterado para o filme, deixando-o mais parecido com os títulos de Harry Potter. As idades dos personagens foram trocadas de doze para dezesseis anos. Milhares de outras coisas também chocaram os fãs, como a cor dos cabelos da personagem Annabeth, que o autor fez questão de frisar que eram louros, e no filme estão castanho-escuros.


Mas não é só nos pequenos detalhes que o filme peca, a maioria dos personagens importantes foram cortados. O deus Ares, que era parte da chave do mistério, simplesmente não existe no filme. Clarisse, a filha de Ares e inimiga de Percy, simplesmente não existe também. A deusa Afrodite, e seu marido Hefesto, que eram importantes para uma cena de ação do filme, também foram cortados, assim como essa cena de ação no parque aquático abandonado.


O roteiro do filme ficou preso a uma busca por pérolas que no livro foram dadas por dríades, que por sinal também foram cortadas. O raio roubado de Zeus era pra ser entregue a Percy dentro de uma mochila que Ares lhe deu, mas no filme, o raio aparece no escudo de Luke.


O começo do filme é muito estranho, pois no livro, Percy custa pra descobrir qual dos deuses é seu pai, mas no filme, isso é dito na primeira cena. Percy não pulveriza sua professora de matemática no filme, e sua luta contra a hidra é ridícula. No início, Percy é inimigo de Annabeth, e trava uma grande batalha com ela (era pra serem amigos!), mas mesmo assim ela decide fugir com ele para ajudá-lo. Isso mesmo, fugir! Nada de profecia da múmia, nada de missão, nada de velhas cortando o barbante, nada de substituir o nome das fúrias por benevolentes! Uma fuga simples e idiota!


O deus Hades aparece com uma aparência bizarra de monstro no acampamento, e os heróis decidem ir atrás dele no mundo inferior, onde o encontram vestido de Beattle. E também encontram a deusa Perséfone, que era pra estar viajando na trama. Uma coisa bem esperada para o filme era a inimizade de Percy com Dionísio, o líder do acampamento meio sangue, mas onde estava Dionísio? Em qualquer lugar, menos no filme.


A parte em que Groover, quer dizer, Gróver no filme, é deixado no mundo inferior também é ridícula. Sem contar a parte que Percy usa um iPhone para ver a medusa, no lugar de um espelho. No fim do filme a mãe de Percy deveria transformar o padrasto dele, Gabe, em estátua, mas ele é transformado ao abrir a geladeira e encontrar a cabeça da medusa. Os personagens deveriam voltar para casa, mas continuam no acampamento.


Mas a pior parte ainda está por vir. A personagem Annabeth sempre fora apaixonada por Luke, mas no filme, ela ajuda Percy a derrotar Luke numa batalha – que não deveria existir – e ainda rola uma cena romântica dela com Percy.


Ainda existem milhares de diferenças que eu não lembro, pois li o livro no início de 2009. Alguns podem pensar que eu estou reclamando de detalhes, mas se fossem detalhes, eu não lembraria por tanto tempo!


Prefiro não comentar muito sobre a parte da medusa, mas vou ter que falar. Ela era pra ser encontrada em um restaurante de beira de estrada, mas eles vão até a casa dela por causa de um mapa de Luke (mapa que não existe). A medusa tenta enganá-los, mas no filme, aparece uma turista e conta a eles sobre ela.


Eu pensava que Eragon, A Bússola de Ouro e Os Seis Signos da Luz eram adaptações ruins. Mas depois de ver O Ladrão de Raios, todos os meus sonhos de ter uma obra filmada foram por água abaixo. Como um autor pode ser capaz de aceitar que Hollywood destrua todo o seu trabalho? É deprimente!


No filme não há uma fileira de cabanas no acampamento, e Percy vai direto para a cabana de Poseidon, sem passar pela de Hermes. E também não existe um refeitório como o do livro. Se é pra adaptar, faz direito!


Eu já disse que o elevador que leva para o Olimpo estava escondido dentro de uma parede? Nada de elevador na portaria do Empire State!


Espero sinceramente que, como os filmes acima mencionados, o fracasso de O Ladrão de Raios seja tão grande, que não produzam as sequências. Se querem uma dica, passem longe dos cinemas onde o filme está sendo exibido. Mas leiam os livros, pois estes são bons.

Substituir Harry Potter? Nunca! Os diretores podem desistir de tal cobiça, pois apesar de mudar um pouco dos livros para os filmes, eles não arrancaram a essência de Harry Potter. Os críticos que dizem que as duas histórias são parecidas estão enganados, pois os filmes do Harry Potter são bons, ao contrário dessa porcaria mal feita que foi Percy Jackson.


Os efeitos especiais também ficaram devendo, pois mostrou um centauro que mais parecia uma égua de pelúcia, e um sátiro que tinha as pernas iguais a cobertor de mendigo.


A única coisa boa do filme foi a trilha sonora, que incluiu Poker Face de Lady GaGa e Tik Tok da Ke$ha.


Foi bem melhor quando fui ao cinema assistir High School Musical – O Desafio.

17 comentários:

  1. muito foda essa tua crítica....

    realmente, "deixar a desejar" é pouco pra esse filme...

    Harry Potter corta detalhes, e apenas isso, deixando a história com uma consistência mais que satisfatória...

    tava querendo uma boa referência pra ler o livro, já que eu (admito que pequei), julgando pelo filme, achava a série mal trabalhada e indigna de ser lida, mas comparando o livro com o filme, é óbvio que num teve nada a ver...

    deformar uma história como eles fizeram é a coisa mais repulsiva que se tem notícia; só gente newbie achou o filme bom, e aqradar somente newbies é o cúmulo da inutilidade...

    seu blog é foda... (só vi esse tópico, mas já sei que é foda)

    ResponderExcluir
  2. Caraa..
    Vc ta mtt certo!
    A série é ótimaa,ja o filme..
    Nem te conto..

    ResponderExcluir
  3. Descrever a serie percy jackson em uma palavra? facil: INCRIVEL,comecei a ler a uma semana e acabei de terminar o quarto livro, hoje mesmo.
    Confesso que ainda nao vi o filme, quando o filme foi lancado eu nem pensava em ler a serie, e pelo trailer fiquei super interessada NO FILME mas acabei sem assitir...
    E mesmo amando tanto essa serie (serio, juro, nao paro de pensar nos personagens um segundo,estou tendo sonhos com a historia!) nao consigo ver o filme, nao tenho coragem, acho que nem percy, annabeth ou thalia teriam... meus amigos, mesmo os que gostam da serie ja viram e falam pra eu ver (mesmo achando a adaptaçao horrivel)mas eu nao vi, nem pretendo, pelo que ja li em sites e ate pelas imagens do filme( a aparencia da atriz que interpreta annabeth me chocou)me desanimei e fiquei super desapontada.. concodo em genero e inumero grau com sua critica, recomendo ao maximo a serie e detestandpo ao maximo o filme!

    abracos,
    L.R., 13 anos, brasil, 24/6/2010

    ResponderExcluir
  4. O filme é uma porcaria mesmo!
    Eu achei que ficou muito, mais muito ruim!
    CORTOU A THALIA E A CLARISSE!
    A sua crítica está 100 por cento certa.
    bjOs

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, sua crítica foi realmente excelente.
    Eu vi o filme antes de ler o livro, e ao sair da sala, vi que tinha muita gente reclamando.
    Não tinha entendido. Por quê?
    Decidi comprar o livro, um mês depois.
    Juro, a medida que eu ia lendo, entendi o "porquê" das reclamações.
    Decidi ver o filme de novo.
    Parei na metade.
    Não aguentei tanta besteira!
    Quer dizer, muitos atores do elenco eram realmente bons (Uma Thurman!!!), mas não deu pra aguentar.
    Mais uma vez, parabéns.
    Muito bom.

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenametne! O filme realmente ficou uma porcaria! Eu senti raiva quando assisti o filme, e tenho uma eterna vontade de falar umas verdades para quem "adaptou" o livro para fazer o filme!
    Na minha opinião, quem fez aquele filme deve sentir vergonha do que fez, sei q pra quem nao leu o livro pode até ter achado o filme bom, mas para quem leu o livro e dps viu o filme sabe a porcaria q é aquilo, tipo, acho q tds verdadeiros fãs da saga tem vontade de dar uns tapas no diretor daquele filme e eu tenho tb vontade de perguntar pro Rick R. pq ele deixou q arruinassem sua obra!(mas tb iria tirar umas fotos e pagar um autógrafo, claro. dhsflsgdf)
    parabéns pela sua crítica, ficou mto boa!!
    bjs.

    ResponderExcluir
  7. nunca assistir o filme mais pelo q vc contou deve ser uma porcaria o livro é um maximo custaria nada fazer um filme bom pois quanto melhor o filme maior o lucro igual a harry potter filmes otimo e livro tambem .(olha q eu ñ gosto de harry potter ) pô to no 3 livro e ate agora nao enjoei leio todos em 1 semana ! estava pensando em alugual o filme mais acho q nao vou pois queria que fosse igual prefiro esquecer que o filme existe para nao formar outro conseito do livro .Olha que tenho mais de 16 amigosq adoram o livro e falaram o mesmo !!! parabens

    ResponderExcluir
  8. Assisti o filme antes de ler o livro.
    Sinceramente, tinha gostado do filme, ATÉ ler o livro. Você disse tudo o que eu tinha dito (mais ou menos) quando terminei de ler. A "adaptação" foi realmente horrível.
    Adorei o livro, comprei a coleção toda a dois mês, e já estou no quarto. Gosto muito dos LIVROS da saga.
    Também gostei muito do seu post. Mostra, além dos defeitos do filme, o seu ponto de vista em relação ao filme e ao livro. E acima de tudo, muitas pessoas apoiam a sua ideia. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  9. Realmente, o filme ficou terrivelmente ruim, só não falo que não vi depois de ler o ivro, pois vi, e vi por causa do Logan Leman, que na minha opnião ficou ótimo como Percy Jackson. Mas o resto realmente está inaceitavel. Eles bem qu podiam fazer uma nova adaptação para o cinema do primeiro filme, e dos outros também. A critica ficou muito boa parabéns.

    ResponderExcluir
  10. Logan deixa tudo perfeito

    ResponderExcluir
  11. Eu nem tinha visto o filme direito, vi umas partes na TV e achei o máximo e elogiei, aí uma amiga minha tinha a série e me emprestou o 1º livro, eu li e era tão diferente do que eu vi que eu fiquei decepcionada, revi meus comentários com o pessoal pra quem eu tinha elogiado e filme e avisei pra só ficar nos livros.

    ResponderExcluir
  12. Olha, eu acho que voce ta certa, mas voce cortou a thália, cortou asamigasde clarisse, cortou o pinheiro e a "ptimeira vez" cortou a viagem a praia com a mae dele,o trabalho dela com doces, no filme ele vai direto para casa, no livro e o ultimo dia de aula, no livro, com a furia, eles fingem que nao aconteceu nada, voce tambem cortou aquele garotinha desgraçada que dizia que percy havia empurrado ela que eu esqueci o nome, faltou a super revanghe do percy contra o luke no acampamento, e a introdução das banderas, e cade o pégasus e os contrabandistas deanimais? emfin, eu concordo com você, mas eu realmenteadorei o filme e não me canso de assistir, porisso não estou falando mal, aah esqueceu tambem a cicatriz do Luke ou Luck.......... mas eu achei realmente bom tanto um quanto outro, adoro os atores, mas no livropercy tem sonhos estranhos, com cronos, no filme não, nem a etrega dos panos para serem queimados, não havia o cérebro como no livro, e não sei de onde eles tiraram hades naquele estilo nem os cães infernais, e cade o olho????? eu adoro aquele olho,e ele simplesmente some! no livro, percy não se molha quando entra na água, no filmeele consege ficar um tempo maior do que as pessoas normais na água, mas eu acho que se o livro e o filme fossem exatamente iguais, não teria graça! seria tudo muito igual!! muito chato!
    não me importei muito com os erros, mas eu queria ver os outros personagens, o que não ocorreu :/ mas eu ralmente amei o filme!

    Victória Zardo Nakamoto 13 anos curitiba PR

    ResponderExcluir
  13. olh aeu amoo de paixão percy jackson mas é o filme não tem nada a ver com o livro tomara que os outros tenham mais logica

    ResponderExcluir
  14. eu amo percy jckson mas é concordo o filme não tem nada a ver com o livro

    ResponderExcluir
  15. ke fime é esse ke ñ tem nada ver com o livro. e tiste isso

    ResponderExcluir
  16. eu concordo plenamente com a critica da Victória Zardo Nakamoto 13anos curitiba PR

    ResponderExcluir
  17. eu concordo plenamente com a critica da Victória Zardo Nakamoto 13anos curitiba PR

    ResponderExcluir