terça-feira, 28 de dezembro de 2010

The City of Ember


            Mais ou menos um ano atrás eu estava no Rio de Janeiro, e peguei um filme na locadora do meu primo. O filme se intitulava ‘A Cidade das Sombras’. Quando eu voltei para Juiz de Fora, com as dezenas de filmes que eu tinha gravado do meu primo, eu peguei ‘A Cidade das Sombras’ e fui assistir. O filme era realmente muito bom, cheio de cenas de tirar o fôlego do início ao fim. Nos créditos finais do filme, eu vi que era baseado em um livro, e corri para a internet, para saber mais sobre a história de Lina e Doon.


            Realmente existia o livro, da autora Jeanne DuPrau, e além do primeiro, existiam três outros livros, formando a séria. Mas aí veio a notícia ruim: só o primeiro havia sido publicado no Brasil. Entrei em contato com a editora, e eles disseram que as sequências não seriam publicadas, porque o primeiro volume e o filme não fizeram muito sucesso no Brasil. Obviamente fiquei desapontado, e desisti de ler o livro, já que não teria chance de ler as sequências. Mas no início de Dezembro desse ano um amigo estava vindo dos Estados Unidos para passar o natal no Brasil, e eu mandei dinheiro para ele, para que ele comprasse os livros lá, e trouxesse para mim. Os livros chegaram semana passada aqui, e em dois dias eu li o primeiro volume.


            A história do livro é bem diferente do filme. Não há nenhuma mudança drástica, que impeça que façam filmes dos próximos livros, como ocorreu com o Percy Jackson, mas algumas coisas mudaram bastante, como o final, que fizeram de forma mais emocionante no filme, para causar mais ação, enquanto no livro, a ação ficou na parte antes da fuga dos personagens, e foi mais psicológica.
            De qualquer forma, eu indico o livro e o filme. Mesmo quem não consegue ler em inglês, vale à pena ler só o primeiro volume, e quem consegue, os livros estão disponíveis na internet para download em inglês (eu mesmo os disponibilizei para download no 4shared). Não sei se o filme é fácil de encontrar para locação, mas nada que a BlockBuster não resolva.


            Então é isso pessoas, pra quem for seguir as dicas, boa leitura e bom filme. O filme chama “A Cidade das Sombras”, que tem o mesmo título do primeiro volume em português. Em inglês os títulos são: The City of Ember; The People of Sparks; The Prophet of Yonwood; The Diamond of Darkhold.

2 comentários:

  1. Olá, tudo bem?

    Vc poderia postar novamente no 4shared os livros?

    O volume The Diamond of Darkhold não consegui encontrar.

    Grato desde já

    ResponderExcluir
  2. não tem como você traduzir os livros e postar no nyah? queria muito ler mas ainda to no meio do curso de inglês ou dar uma resumida pra mim?

    ResponderExcluir