domingo, 23 de janeiro de 2011

O Último Mestre do Ar


            Avatar: A Lenda de Aang sempre foi meu desenho animado favorito (considerando que desenhos animados são as animações ocidentais), e eu estava muito apreensivo para ver o filme em live action que fizeram.
            Por causa daquele outro filme, horrível, chamado Avatar, cheio de seres azuis asquerosos, tiveram que mudar o nome do longa para The Last Airbender (O Último Dobrador de Ar), que em português foi adaptado para O Último Mestre do Ar. Para quem já era fã do desenho, a adaptação do título foi bem boba, mas acho que para atingir toda a massa, a adaptação se encaixou melhor, pois nem todos sabem o que é dobrar um elemento.
            Eu pensava que o filme incluiria todo o desenho animado, mas descobri que é só a primeira temporada. O desenho é dividido em três temporadas: Livro Um: Água; Livro Dois: Terra; Livro Três: Fogo. Logo no início do filme foi informado que era do Livro Um, o que me faz crer que haverá, no mínimo, mais dois filmes, se a bilheteria tiver feito sucesso suficiente.
            Eu não fui assistir o filme no cinema, pois estava em época de provas na faculdade, e acima de tudo estava com receio de que a adaptação fosse ruim, como a maioria das adaptações recentes. Mas criei coragem, peguei o filme na locadora, e me surpreendi com o resultado final.
            Simplesmente inacreditável, chorei do início ao fim do filme. Não só pela emoção de algumas cenas, como a cena da princesa do Reino da Água do Norte, mas também pela emoção causada pela boa adaptação, e pela ótima escolha de elenco. O menino que interpreta o Aang soube sentir o personagem, e suas cenas de emoção ficaram simplesmente perfeitas!
            Lógico que o filme tem algumas diferenças para o desenho, mas a essência foi mantida, e nada relevante foi eliminado ou mudado. Essa é a melhor adaptação que eu já vi na vida, e esse é simplesmente um dos melhores filmes que já vi também.
            Antes de ver o filme eu pensava que a produção tinha pecado na escolha de elenco, por não ter muitos orientais no cast, mas agora eu vejo que a escolha foi perfeita. A Katara, o Soka, o Aang, o Zuko. Tudo ótimo! Até a louca da Azula, que só apareceu no fim do primeiro longa, ficou legal.
            Os efeitos especiais então, eu nem comento! Cara, o Apa e o Momo ficaram perfeitos! Eles pareciam mesmo de verdade! Era a concretização do desenho animado. As dobras também ficaram excelentes. O fogo, a terra, o ar e a água realmente ganharam vida nos efeitos especiais do filme!
            Logo que terminei de ver o filme, fiquei com vontade de ver o desenho de novo, e fui correndo pegar meus DVDs da animação. Já estou quase na metade do Livro Um, e fui conferindo que algumas cenas do filme, que eu não lembrava, foram tiradas do desenho, e foram melhoradas mil vezes.
            O Último Mestre do Ar foi um filme que me deu orgulho! Orgulho por ter acompanhado o desenho durante tanto tempo, orgulho por ter tido coragem de ver o filme, orgulho por fazer parte dessa história, mesmo com uma parcela insignificante.
            Não sei se vou aguentar de ansiedade até que saiam os outros filmes, e espero que realmente saiam, e que sejam sucesso de bilheteria. Os produtores, diretores, elenco, criadores, roteiristas, todos estão de parabéns, pois eles criaram o filme do século, e a melhor adaptação que eu já vi.

3 comentários: